Profissional
Entre 1980 e 2000, Marcus Possi foi responsável pela montagem de subestações elétricas de alta tensão e usinas, além de integrar o Comitê Técnico de Normas Técnicas da ABNT a partir de 1990. Nesse período, pioneirou na tropicalização dos processos de montagem das primeiras subestações isoladas a gás SF6 na América do Sul, desenvolvendo padrões técnicos adotados internacionalmente. Também foi demandado a atuar na padronização de parâmetros de produtividade para o planejamento de serviços junto aos setores de montagem, contribuindo para maior eficiência e uniformidade nos processos.
Desenvolveu a metodologia de Planejamento Líquido, testada e revisada desde 2007 e definitivamente publicada em 2020, como uma evolução do método CPM adaptada às restrições modernas, promovendo maior eficiência no planejamento estratégico. Desde os anos 2000, atua como parceiro do Conselho de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) e lidera uma empresa de consultoria técnica, prestes a completar 25 anos, com foco em engenharia, gestão de contratos e administração de empreendimentos.
Participou de edições da Expo Control, com foco em inovação, incluindo uma realizada na Malásia, e apresentou trabalhos técnicos em eventos internacionais, como em Portugal, Grécia e Venezuela. É autor de duas pós-graduações em gestão de projetos, lançadas em 2003 pela UGF e UFRJ, além de diversas publicações técnicas. Atua em treinamentos e consultorias, com especialização no uso de ferramentas de gestão, contratos turnkey e híbridos, e na aplicação de metodologias avançadas para planejamento e controle.
Possui especializações em energia fotovoltaica, eficiência energética e perícias judiciais e extrajudiciais, com formação que inclui Engenharia Elétrica e de Segurança do Trabalho pela UGF e UCAM. Ele integra a Ordem dos Engenheiros de Portugal e combina expertise técnica e prática em projetos de grande porte, promovendo soluções inovadoras e precisas em suas áreas de atuação.
No ano de 2021, desenvolve um modelo de prestação de serviços que tem como mote:
+ Agil & – Tributos = Melhores soluções.
A proposta atual é reduzir os valores finais dos servilos prestados, retirando as despesas e obrigações cruzadas do contratante, impostas pelo estado, acelerando a produção e efetivaçaõ dos serviços e soluções, consequentemente aumentando o retorno do investimento. Nova época, iniciando um novo ciclo. A expectativa é de resultados melhores e mais eficientes. Pergunte-me como!